sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Citologia


Os seres vivos são formados por pequenas subunidades, as células. Existem organismos compostos por uma única célula, são os unicelulares. Existem também organismos que  apresentam inúmeras células formando a sua estrutura, são os pluricelulares.Há dois tipos básicos de células, a célula procariótica e a célula eucariótica. A célula procariótica apresenta o material genético desprovido de uma membrana protetora, ao contrario da célula eucariótica, onde o material genético encontra-se totalmente protegido por uma membrana, a carioteca.

                                                                                   Celula Animal

Membrana Plasmática
A membrana Plasmática ou celular è uma delgada película visível somente ao microscópio eletrônico que está presente em todas as células. Sua função geral e a de delimitar o conteúdo celular do meio que a envolve. A membrana è responsável pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula, mantendo a concentração celular adequada para as suas atividades selecionando o que deve entrar ou sair da célula de acordo com suas necessidades, propriedade esta denominada de permeabilidade seletiva da membrana. A membrana plasmática e de composição química lipoproteica, isto e, ela e constituída por lipídios (fosfolipídios e colesterol) e proteínas. Em 1972, dois pesquisadores norte-americanos, o Dr. Singer e o Dr. Nicholson propuseram o modelo mais aceito atualmente, denominado Mosaico Fluido. Segundo esse modelo, a membrana plasmática, è constituída por uma bicamada molecular de lipídios, com proteínas dissolvidas nessa massa lipídica. A membrana apresenta-se com duas camadas de lipídios, com proteínas mergulhadas integralmente nessas camadas, ou apenas na periferia da face externa ou interna, e outras ainda atravessando a totalidade da espessura da membrana, lembrando a arte de um mosaico, e em constante movimentação. O trabalho através da membrana plasmática pode ocorrer sem gasto de energia para a célula (transporte passivo) ou com gasto de energia (transporte ativo). O transporte è passivo quando a substancia sai do lado onde ela se encontra em maior quantidade e vai para o meio onde esta em menor concentração. O transporte passivo pode ser representado pela osmose e pela difusão, que consistem, respectivamente, na passagem do solvente e soluto pela membrana plasmática. A osmose e a passagem de água através de uma membrana semipermeável, do meio onde a concentração do soluto mais elevada. Difusão è a passagem do soluto e não mais do solvente, como ocorre na osmose, através de uma membrana semipermeável, do meio concentrado (hipertônico), sem gasto de energia. O transporte ativo è o inverso do transporte passivo. O soluto passa pela membrana contra um gradiente de concentração, isto è, do meio de menor concentração, meio hipertônico, para o meio de maior concentração, meio hipertônico, necessitando para isso consumir energia da célula (ATP) e com participação de moléculas transportadoras.

O Hialoplasma
O hialoplasma na parte mais interna da célula vai constituir o endoplasma ou o citosol, de aspecto mais fluido que o ectoplasma ou citogel, de aspecto mais vicioso, localizado na porção mais externa do hialoplasma. No hialoplasma das células eucariotas, também se encontram numerosos filamentos protéicos que constituem uma enorme rede de sustentação para a célula, formando uma espécie de arcabouço celular  de substancias por que mantém a forma e também auxilia na movimentação da célula, o chamado citoesqueleto, como se fosse o próprio esqueleto celular. A abundância da água existe no hialoplasma facilita a distribuição por difusão, como também a ocorrência de inúmeras reações químicas. Certos movimentos do hialoplasma podem ser observados em células vivas, como a ciclose e o movimento amebóide. A ciclose è um movimento do citoplasma bem visível, especialmente em células vegetais vivas.

Fagocitose: Nesse processo, a célula engloba partículas sólidas relativamente grandes. A célula, entretanto em contato coma partícula, emite pseudòpodes que a englobam, formando um vacúolo alimentar (fagossomo). A fagocitose è observada principalmente em células isoladas, como amebas e glóbulos brancos.

Pinocitose: È um processo mais delicado do que a fagocitose. Partículas liquidas muito pequenas são capturadas por esse processo. Na região de contato com a partícula, a membrana plasmática se invagina, aprofundando-se no interior do citoplasma e formando um canal.

Reticulo Endoplasmático Celular constitui-se de uma grande rede de tubo e vesículas achatadas e interligadas, distribuindo-se por todo o hialoplasma, desde a membrana nuclear ate a membrana plasmática. O reticulo granular ou rugoso encontra-se bem desenvolvido nas células que atuam na síntese de proteínas, por apresentar grânulos que são ribossomos aderidos à face externa da sua membrana, responsáveis pela síntese protéica. Reticulo endoplasmático agranular ou liso (não granuloso).  É uma variedade do reticulo endoplasmático que não apresenta grânulos aderidos à face externa da membrana. Suas funções são transporte e armazenamento de substancias, síntese de esteróides pelo RE liso e demais lipídios para a célula, participa da síntese das proteínas-RE rugoso e aumenta a superfície intracelular.

Ribossomos são organelas citoplasmáticas não membranosas. São formados por duas subunidades, uma maior e uma menor, que estão presentes em todas as células tanto nas procarióticas, como nas eucarióticas apresentando a mesma função: síntese de proteínas. Os Ribossomos são formados pela associação de proteínas e um tipo especial de RNA, o Rnar (ribossômico).

Complexo de Golgi (Golgiense) foi descrito pela primeira vez por um cientista italiano chamado Camilo Golgi quando estudava células nervosas. Essa estrutura celular è formada por um conjunto de vesículas ou sáculos achatados não-interligados. As funções do complexo de Golgi são secreção celular, armazenamento de substancias, síntese de polissacarídeos, formação do acrossomo de espermatozóides, formação dos lisossomos primários.

Mitocôndrias as células extraem energia. A energia extraída è acumulada em moléculas especiais de ATP (trifosfato de adenosina), que transfere para onde se faz necessário. Sua função è a produção de energia pelo processo da respiração celular aeróbia. A respiração celular aeróbia e um processo fornecedor de energia que tem como aceptador final de hidrogênios o oxigênio. Esse processo e dividido em três fases: glicolise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Núcleo Eucarionte è o núcleo observado durante uma fase da vida da célula chamada de interfase, a fase em que a célula esta mais ativa. Geralmente encontramos um núcleo por células. O núcleo interfásico è formado por quatro componentes: envoltório nuclear ou membrana nuclear (carioteca), nucleoplasma ou cariolinfa, nucléolo ou cromatina.

Ciclo celular o ciclo da vida da célula, em geral, pode ser dividido em dois períodos distintos: interfase e divisão celular. Interfase è a fase mais longa da vida célula. Nela a célula duplica o seu material genético e realiza intensa atividade metabólica. A interfase esta dividida em três períodos distintos: G1, S e G2. O símbolo G origina-se do termo inglês gap, que significa intervalo. O período G1 è geralmente a fase do ciclo em que a duração è mais variável. Esse período e caracterizado pela intensa síntese de RNA e proteínas, que estava interrompida durante a divisão celular.  Durante o período S, a célula se duplica o seu material genético, ou seja, cada cromossomo passa a ser formado por duas cromátides. No período G2, ocorrem os preparativos para a próxima divisão celular, como a produção de muitas moléculas de ATP, para que a célula tenha energia para se dividir.

Divisão celular-Mitose è uma divisão equacional, ou seja, forma duas celulas-filhas com o mesmo número de cromossomos que a célula–mãe e geneticamente idênticas. Ocorrem em células somáticas dos eucariontes; tem como objetivo o crescimento de pluricelulares, reposição de células mortas e reprodução em unicelulares; manutenção do numero de cromossomos; no final são formadas duas cèlulas-filhas idênticas à célula-mae. Etapas da mitose: prófase; metáfase; anáfase e telófase.

Meiose caracteriza-se pela formação de células haplóides (n), gametas nos animais e esporos nos vegetais, a partir de células diplóides (2n), reduzindo à metade do numero de cromossomos nas células-filhas. A meiose è o mecanismo que possibilita a manutenção do numero de cromossomos da espécie. No final da meiose ocorre a formação de quatro novas células haplóides a partir de uma célula diplóide inicial.

Atividades
  1.        No citoplasma das células são encontradas diversas organelas, cada uma com funções especifica, mas interagindo e dependendo das outras para o funcionamento celular completo. Explique que relação existe entre lisossomos e complexo de Golgi.
  2.   Quais são as funções das seguintes organelas citoplasmáticas?


a.       Mitocôndrias
b.      Ribossomos
c.       Lisossomos

Um comentário:

  1. O blog ficou muito bonito. Gostei dessa figura desses bambus, ficou bonito.
    Parabéns.

    ResponderExcluir