sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fisiologia Vegetal

Fisiologia Vegetal

→Mecanismo de Nutrição

Para a manutenção das atividades vitais todos os seres vivos necessitam de alimentos, cuja finalidade é fornecer a matéria que será usada no crescimento, manutenção e regeneração dos tecidos e a energia para a realização das diferentes funções no interior da célula.
Os alimentos contem nutrientes que são substancias nutritivas como: Proteínas, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Sais minerais e a água, cuja são de extrema importância para manter o metabolismo.
As plantas para manter o metabolismo são necessárias os micronutrientes e os macronutrientes, elas sintetizam os seus próprios alimentos e faz fotossíntese, que pode ser dividida em duas etapas: fotoquímica e a química.
Fotoquímica: São caracterizadas pela absorção de luz pela clorofila, quando a luz incide sobre um corpo, algumas radiações podem ser absorvidas e outras refletidas em diversas cores.
Química: o ATP é utilizado para a fixação do gás carbônico e a síntese de carboidratos.

→Mecanismo de Transporte

                Uma planta deve ser capaz de obter água suficiente para manter-se ativa, proteger-se contra a desidratação e ainda destruir as substancias sintetizada nas folhas e todas as outras partes, ela retira água do solo ou do substrato onde se apóia por meio do seu sistema radícula que é a raiz.
A transpiração da planta é uma forma de perda de água sob forma de vapor e a gutação é a perda de água na forma liquida.

→Mecanismo de Coordenação

O crescimento decorre basicamente da propriedade das células dos meristemas se dividirem e se alongarem ou aumentarem de volume e a diferenciação resulta da capacidade que as células têm de alterarem suas funções, inibindo ou estimulando novas atividades. O crescimento vegetal e a diferenciação são regulados por fatores internos (substancias produzidas em pequenas quantidades conhecidas como fitormônios que é uma substancia reguladora) e externos (luz, temperatura e a gravidade terrestre). 

→Mecanismo de Reprodução

O mecanismo utilizado pelas plantas para se reproduzirem são variados, podendo ser englobados em dois tipos básicos: Reprodução assexuada (quando um único individuo da origem a seus descendentes através da formação de esporos ou por meio de propagação vegetativa.) e Reprodução sexuada(quando envolve a formação de gametas e o processo de fecundação.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário